ENTIDADES DO KARATE

ENTIDADES DO KARATE

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

KIME

A essência das técnicas do Karate-Do é o kime. O kime é um ataque explosivo ao alvo usando a técnica apropriada e o máximo de força no menor tempo possível.
Assim como a vida, o Karatê-Do envolve contatos verbais, físicos ou mentais entre duas ou mais pessoas que vão fiar-se nos fatores psicológicos. Na maioria dos casos o mais forte psicologicamente, vencerá, mesmo se for fisicamente mais fraco. Treinar as técnicas (kihon) juntamente com o estudo da forma (kata) e das várias formas de combate (kumite), faz ver a figura natural e sistemática da condição psicológica. Isto pode ser resumido em dois conceitos japoneses:
“MIZU NO KOKORO” ("A Mente como a Água"), sugere que, encarando um adversário em combate, a mente deve estar tão calma como a água tépida de um lago parado; a resposta física e psicológica aos movimentos do oponente serão automáticos,imediatos e precisos. Um outro conceito japonês é o seguinte: “TSURI NO KOKORO” ("A Mente como a Lua"), que diz respeito, à necessidade de estar constantemente atento à totalidade das capacidades do adversário, tal como a lua brilha sobre todas as coisas sem precisar estender-se.

Foco em Karatê-Do: o Kime

Quando se controla o Kime é possível libertar o poder (energia) num ponto. Por exemplo: quando se dá um soco é possível libertar a energia no ponto do impacto ou noutro ponto dentro do corpo. O resto é poder destrutivo. O Kime é a habilidade de libertar o poder num ponto intencional. Por causa do movimento de energia através dos meridianos e por causa da interconexão dos pontos vitais, certos movimentos estimulam certos órgãos. Elevar a cabeça enquanto se está a expirar, estimula o cérebro e é também muito bom para as crianças. Quando o puxar da cabeça se torna automático produz uma vibração saudável na espinha que estimula os nervos. Se ao mesmo tempo o “hara tanden” for usado, então a energia espiritual é gerada e isto é muito benéfico para todos os seres humanos independentemente da idade. O foco diz respeito à concentração de toda a energia do corpo, no momento em que uma técnica particular estabelece contacto com o alvo. Esta concentração de energia deriva da tensão e relaxe de certos músculos na hora correta, e com a expiração de ar dos pulmões assim que a técnica está terminada. “Zero máximo zero”, como diria o Professor Yoshizo Machida em sua máxima para descrever a técnica de Tsuki. 
O Kime não se liberta se a tensão do completar da técnica demorar mais tempo que o necessário. O Kime manifesta-se pela rapidez que a técnica envolve. Os movimentos do Karate-Do transformam o poder em velocidade, e assim o soco vai gradualmente acelerando e bate o alvo com a máxima velocidade. Se todos os músculos estão tensos ou focados neste instante, toda a força do corpo vai transformar a velocidade em poder tal como o Kime é executado. Todas as pessoas podem chutar ou socar com rapidez e podem aparente e simplesmente usar o peso do corpo ou atirar a perna para frente. Este tipo de força é o tipo que todos possuem, e que é usada nas situações do quotidiano, divergindo de pessoa para pessoa de acordo com o seu físico. Contudo, a força incorporada em todas as técnicas de Karate-Do deriva da tensão e do relaxamento muscular, e por isso não dá peso ao corpo nem estatura. Qualquer pessoa, alta ou baixa, tem a possibilidade de possuir uma força fenomenal, uma vez que aprenda a usar a força do seu corpo de uma maneira correta. Usada corretamente, é possível alcançar um ponto no qual o corpo produzirá o máximo na execução de qualquer técnica. Isto não é para ser confundido com o que uma pessoa pensa que é o máximo que pode dar, que está longe do limite teórico. A flexibilidade é importante para o alcançar da máxima extensão e contração dos vários grupos de músculos como as várias movimentações técnicas a serem executadas. A fim de explicar o Kime, pode-se comparar a energia latente do corpo, com a luz do sol. Com o uso de lentes a luz emitida pode ser concentrada num ponto só; a luz torna-se capaz de arder papel, madeira ou até metal. Porém, antes ou depois a luz tinha pouco poder nesse ponto.

 Aspectos essenciais da técnica

Antes de a técnica ser executada, o corpo deve estar num estado de relaxe, os membros cheios de ar e a mente calma. Assim que a técnica está sendo executada o ar deve ser fortemente exalado, ao mesmo tempo tornando o “hara” e os músculos corporais suficientemente tensos para o movimento. A coroa da cabeça é puxada para cima e a mente é totalmente concentrada no movimento. A mente e o corpo devem estar sincronizados no desempenho da técnica.O desempenho oportuno de cada técnica promove a saúde, não apenas da natureza atlética do treino, mas também (mais profundamente) pela estimulação dos pontos vitais, que tem um efeito significativo nos músculos, articulações, ossos e órgãos internos. Cada técnica terá um efeito benéfico na maioria dos órgãos internos, quando executada de forma correta.
Preparação para a técnica: Execução da técnica:
a)  Mente calma 1) levantar a cabeça
b) “Hara” relaxado 2) expirar de modo cortante
c) Corpo relaxado 3) contrair rapidamente a zona da “hara”.


Fonte: Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro - http://www.fkerj.org.br/site2/index.php/inicio

Nenhum comentário: