ENTIDADES DO KARATE

ENTIDADES DO KARATE

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Acabaram os Kata Shitei!!!


Os Kata Shitei finalmente acabaram.
Aqui está um desafio:

Imagine por um segundo que você foi um dos corajosos pioneiros do Karate que zarpou de Okinawa durante o início do século 20 com a grande visão de espalhar a sua amada arte marcial nativa para o resto do mundo.

Fácil?

É exatamente isso que oito professores de Karate notáveis ​​(Gima Shinken, Motobu Choki, Funakoshi Gichin, Chitose Tsuyoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Uechi Kambum e Toyama Kanken) fizeram, durante os anos entre 1921 e 1933, enquanto viajavam de Okinawa ao Japão continental para promover o Karate.

Como a história nos diz, após esses caras chegarem no Japão, em 1933, o Dai Nippon Butokukai (Federação japonesa de Artes Marciais) obrigou-os a mudar de Karate de várias maneiras; como vestir o kimono / obi, adotando o sistema de classificação (dan / kyu) , mudando o nome para Karate-do, sistematizando termos e títulos, bem como estabelecer um modelo de regras competitivo através do qual pudessem testar sua técnica e espírito de luta (mais tarde dividido em kata e kumite), que levou à criação do Karate moderno . Esta é a história básica que eu presumo que todos vocês sabem.

Naturalmente, então, todos os aspectos deste Karate moderno tiveram que desenvolver gradualmente ainda mais para padronizar ainda mais e globalizar o Karate, resultando em muitas federações e associações sendo formados aqui e ali.

Um deles foi a JKF - Japan Karate Federation - o primeiro corpo diretivo do Karate no Japão.

Já ouviu falar dele?

A JKF sempre foi, e ainda é, o fator mais influente quando se trata de decidir como, porquê, quando e onde Karate é para ser apreciado pelo povo japonês (e, em certa medida o resto do mundo).

E uma das mais orgulhosas invenções da JKF é o "shitei" kata.

(Repita comigo: "shee-tay")

O kata shitei, o que se traduz literalmente como "forma especificada ', denota um certo kata, um padrão especificado que cada participante em um torneio oficialmente sancionado pelas WKF / JKF - não importa onde no mundo - precisa realizar na rodada de abertura (s) para se qualificar para o resto do torneio. Obviamente, estes kata precisam ser executados de uma maneira pré-descrito, e realmente não permite qualquer variação significativa na técnica de pessoal, ritmo, posturas, tempo e assim por diante.

O kata shitei são divididos em quatro grupos, com base nos quatro principais estilos de Karate japonês:
• Seienchin & Bassai Dai (Shito-ryu)
• Jion e Kanku Dai (Shotokan)
• Saifa & Seipai (Goju-ryu)
• Seishan & Chinto (Wado-ryu)

Agora, o que acontece se você não praticar qualquer um desses quatro estilos? E se você nunca ouviu falar destes kata antes? E se você ainda nem viu?!

Isso quer dizer que ... não pode competir?

Yup.

Isso mesmo.

Pelo menos não em qualquer grande torneio (oficial) sancionado pela WKF, JKF ou outras federações relacionadas.

Então, naturalmente, o kata shitei sempre foram uma grande dor de cabeça para a maioria das pessoas comuns - para não mencionar os juízes, técnicos e treinadores que precisam constantemente memorizar os meandros destes kata padronizado.


Quero dizer, com certeza, você poderia, teoricamente, apenas comprar os livros Shitei kata ou DVDs, ou ir a seminários ou cursos caros de juízes, mas deve ser mesmo necessária apenas para testar suas habilidades de kata em um torneio de Karatê simples?

Bem, até agora era.

Mas aqui está a bomba:


Os kata Shitei sumiram.

É verdade.

Finito. Sayonara.

O fim.

Embora a JKF tentou desesperadamente manter o seu precioso kata obrigatório (como através da introdução de oito kata mais shitei exclusivamente no Japão, coletivamente referidos como "Dai Ni Shitei Kata"), em janeiro de 2013, o kata shitei são oficialmente removidos das novas regras de kata da WKF e espero nunca ressurgir novamente na terra.

Deixe-me repetir:

Os kata shitei sumiram.

Significado, agora você está finalmente livre para expressar artisticamente o seu Karate individual - desde que você queira aderir a interpretação do kata que seu dojo temdo correto karate tradicional.

Para mim, este é um passo mais perto de fazer a ponte entre marcial e arte.

Este ano, a WKF World Karate Championships, realizado em Paris, em novembro de 2012, será o último em que os kata shitei padronizados são exigidos pelos concorrentes.

 
Depois ele é 100% Tokui kata (livre escolha) para todos, a cada rodada.

Até onde eu sei, isso não foi divulgado emqualquer lugar antes. Mas está acontecendo.


Exorto-vos a enviar este artigo agora para alguém que você conhece, que concorre / juízes / acompanha Karatê Esporte para divulgar estas notícias impressionantes.


Traduzido de matéria veiculada no site  http://www.karatebyjesse.com/wkf-shitei-kata-removed-nagamine-jkf-bonus/ 



Nenhum comentário: