ENTIDADES DO KARATE

ENTIDADES DO KARATE

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

EM BACAXÁ - SAQUAREMA - ANEXO À ACADEMIA ART FÍSICA

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estudo sobre o Dojo-Kun


Em cada mandamento do Dojo Kun há todo um significado e aprendizados que devemos levar para além do Dojo.
Ø  HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Ø  Esforçar-se para a formação do caráter
Os meios para praticar o karatê são mais que somente físicos. Todos os praticantes devem ter consciência da importância da construção de um caráter saudável por meio da disciplina e treinamento rigoroso. O aperfeiçoamento das técnicas por repetição leva ao aprendizado da persistência.
Ø  HITOTSU - MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Ø  Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
Ser fiel é uma tradição samurai e uma das marcas do bushido (caminho do guerreiro). O Karateca deve se mostrar fiel aos ensinamentos, regras e exigências da arte marcial.
Ø  HITOTSU - DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Ø  Criar o intuito de esforço
Sem o esforço não se consegue nada no karatê. Na verdade, em todas as áreas da vida o êxito não é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte do profissional. O esforço deve ser de sincero.
Ø  HITOTSU - REIGI O OMONZURU KOTO
Ø  Respeito acima de tudo
O respeito com os outros é tradição importante dos japoneses. O mestre Funakoshi enfatizava que o karate começa e termina com saudação. Isso demonstra a etiqueta presente na arte marcial, para o mestre sem cortesia não havia um dojo verdadeiro. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda parte que você vai.
Ø  HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Ø  Conter o espírito de agressão destrutiva
Um verdadeiro karateca é uma pessoa com um espírito competitivo, de grande força de vontade, feroz. É injusto usar seus conhecimentos de luta contra uma pessoa inexperiente. Na verdade, o espírito guerreiro do karateca é uma qualidade que deve ser usada para a justiça e para o bem. Não se deve testar suas capacidades na rua, ou então essa qualidade se tornará um defeito


Nenhum comentário: